A transdisciplinaridade não é multidisciplinaridade

 

H. Vieira

A transdisciplinaridade não é multidisciplinaridade.

Marc Jacquinet

Fevereiro de 2022

A multidisciplinaridade é a combinação autónoma de várias leituras disciplinares de um fenómeno sem a integração das diferentes formas de ver o objecto de interesse de uma forma mais significativa e interdependente.

A transdisciplinaridade é o oposto não só do conhecimento disciplinar, mas acima de tudo da multidisciplinaridade. A transdisciplinaridade é a integração de diferentes formas de ver um problema e de construir um conhecimento relevante e significativo sobre o mesmo.

De certo modo, a multidisciplinaridade, se vista como a justaposição ou ordenação de conhecimentos disciplinares, é mesmo um obstáculo à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no sentido em que não permite ir além da ordenação de diferentes conhecimentos disciplinares em capítulos separados e autónomos, como se a realidade fosse apenas separável em partes de acordo com as nossas instituições de conhecimento estabelecidas, consistindo na divisão institucionalizada do trabalho das ciências, humanidades e outros tipos de conhecimento.

A investigação interdisciplinar significa interrogar mais profundamente a realidade. A transdisciplinaridade vai mais longe, indo não apenas à revisão dos sistemas de conhecimento, teorias, métodos e fundamentos ontológicos da investigação e do conhecimento.

A interdisciplinaridade é um primeiro passo para um conhecimento mais profundo da nossa realidade, a transdisciplinaridade é mais um passo difícil. As instituições prestam uma espécie de homenagem formal à transdisciplinaridade, mas não avançam o suficiente nessa direcção. Na veia recente, o que ainda é muito praticado é a multidisciplinaridade, não a transdisciplinaridade.

A transdisciplinaridade também não é interdisciplinaridade. Vamos discuti-la brevemente. Não pretendo ter uma resposta definitiva nesse assunto.

Ainda há muito por fazer.

Cite this article as: {Jacquinet, Marc}, A transdisciplinaridade não é multidisciplinaridade,"{Management Critique}," in {https://critiquema.hypotheses.org}, 01/02/2022, https://critiquema.hypotheses.org/1371.

Este texto é a tradução do seguinte neste site

 {Jacquinet, Marc}, Transdisciplinarity is not multidisciplinarity,”{Management Critique},” in {https://critiquema.hypotheses.org}, 31/01/2022, https://critiquema.hypotheses.org/1363

Num texto antigo de 2000, escrito com dois colegas, On transdisciplinarity in organizations, innovation and law, podem encontrar mais argumentos, disponível em acesso aberto aqui http://hdl.handle.net/10400.2/9504 


Marc Jacquinet

https://orcid.org/0000-0003-1157-060X

Vous aimerez aussi...

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.