Apresentação II

O meu percurso académico atravessa vários países, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, França, Holanda, EUA, Espanha e Portugal. Culminou com um doutoramento em Economia com participação num programa europeu (ISEG-UTL/UL; MERIT em Maastricht, U. L. Pasteur, Strasbourg, SPRU Sussex). Começou com uma licenciatura em Gestão (Liége) e uma licenciatura em Economia Aplicada (FUCAM – Universidade Católica de Lovaina/Mons; Mestrado em Economia Europeia (U. de Coimbra). Fiz investigação em Mons, na Europa, na América Latina e em África.

Atualmente sou professor associado na Universidade Aberta e membro do CEG – Centro de Estudos Globais. Os meus temas de investigação dividem-se em quatro áreas: economia, educação e ciências sociais. Na economia, foco-me no desenvolvimento humano e económico, no estudo da inovação, da técnica e da tecnologia, no estudo das instituições, das organizações, nos estudos globais e na mudança social, numa perspetiva realista crítica. No domínio da educação, estudo a aprendizagem imersiva, a aprendizagem eletrónica e o valor da educação na sociedade. Os métodos de investigação e as questões metodológicas e filosóficas são a terceira componente do meu interesse e prática de investigação. Finalmente, os temas da sustentabilidade, instituições sustentáveis, visões de sustentabilidade e gestão sustentável dos recursos naturais, e qualquer assunto que cruze os três domínios. Lecciono na licenciatura, mestrado e doutoramento em gestão, sustentabilidade e estudos globais. Faço parte da equipa de coordenação do Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento da DSSD. Sou membro investigador do CIEO (Universidade do Algarve) e colaborei com o CLEPUL (U. de Lisboa) em problemas relacionados com a gestão das organizações, estudos críticos de gestão e sustentabilidade, temas de desenvolvimento económico e social. Destaco o papel das instituições como normas, regulação e valores. Valorizo também uma perspetiva histórica sobre os fenómenos estudados com enfoque na técnica, na mudança tecnológica e em temas mais recentes como tecnologias avançadas, plataformas digitais, inteligência artificial, automação, inovação. Por último, tenho uma investigação recente sobre estudos europeus, latino-americanos e africanos que combina os meus quatro temas ou linhas de investigação.

 [Cite]


OpenEdition vous propose de citer ce billet de la manière suivante :
Marc Jacquinet (15 août 2023). Apresentação II. Critique du management. Consulté le 15 juillet 2024 à l’adresse https://doi.org/10.58079/w10d


Marc Jacquinet

https://orcid.org/0000-0003-1157-060X

Vous aimerez aussi...

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search