As Organizações, o Desenvolvimento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Abordagens críticas

As Organizações, o Desenvolvimento e os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Abordagens críticas

Résultat de recherche d'images pour "ods objetivos do desenvolvimento sustentável"

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ou mais conhecidos pela sua forma abreviada, os ODS, já estão formalmente espalhados em muitas políticas públicas de países do Norte e do Sul. No entanto, no caso dos países africanos, em particular, falta não só uma presença nas discussões locais ao nível das comunidades como também ao nível das instituições e organizações públicas e privadas.

Se em 2020, já volveram 5 anos depois da publicação dos objetivos, seria importante fazer um ponto da situação sobre os ODS e suas implementações até agora e que perspetivas de futuro, nestes objetivos, podemos esperar até 2030? 

Neste contexto podemos colocar-nos a questão dos ODS e das organizações, nomeadamente as empresas, as multinacionais, as ONG e as organizações comunitárias, locais e, e até, governamentais.

Os ODS, ao contrário dos objetivos do Milénio, foram (1) discutidos mais amplamente, ao nível de todos os Estados da ONU e (2) foram discutidos publicamente entre os distintos países da ONU ao passo que os objetivos do Milénio foram definidos por peritos sem grande discussão fora do círculo de especialistas e tecnocratas. Deste modo, apresentam-se os ODS como demonstrando maior legitimidade e prometendo maior esperança. 

No entanto, numerosas questões subsistem, nomeadamente no continente africano e não só.

Assim existem nos ODS uma visão global subjacente que não permite pensar, em grande profundidade e de um modo mais crítico, os processos de desenvolvimento económico, social, ambiental e político. Neste último ponto, existem contradições entre diferentes objetivos do desenvolvimento sustentável (por exemplo o objetivo 9 e o 10) além de haver outras contradições dentro de vários objetivos como no objetivo número 8 que se debruça sobre o trabalho digno e o crescimento económico. 

Volvidos já cinco anos desde o lançamento dos ODS, e com os retrocessos do acordo de Paris e dos processos participativos em processos eleitorais ou democráticos, vale a pena fazer um ponto da situação, nomeadamente para os países africanos que também atravessam um período de incertezas econômicas e políticas.

Neste perspetiva, é preciso aprofundar a investigação sobre vários aspetos dos ODS, nomeadamente numa perspetiva crítica sobre os direitos humanos, as questões ambientais, a questão da ajuda ao desenvolvimento, a usurpação de terras, a falta de transparência para muitas das medidas tomadas ou anunciadas, a falta de consulta popular e local e o funcionamento e as relações entre empresas e multinacionais e poderes estatais e locais e como todos estes meios se relacionam com as comunidades e os movimentos sociais e os processos democráticos e participativos.

Anexo – os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável

  • 01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • 02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • 03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • 04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • 05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • 06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
  • 07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
  • 08 – Trabalho decente e crescimento econômico promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
  • 09 – Inovação infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
  • 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
  • 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
  • 16 – Paz, justiça e instituições eficazes promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

(*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima


Cite this article as: {Jacquinet, Marc}, As Organizações, o Desenvolvimento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Abordagens críticas,"{Management Critique}," in {https://critiquema.hypotheses.org}, 14/12/2019, https://critiquema.hypotheses.org/927.

Marc Jacquinet

https://orcid.org/0000-0003-1157-060X

Vous aimerez aussi...

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search